Páginas

16 de janeiro de 2013

Temperaturas extremas marcaram 2012

A NASA, agência espacial norte-americana, acompanha as variações de temperatura que são registradas desde 1880 em diversos pontos do planeta e divulgou neste dia 15 que o ano passado foi o nono mais quente desde então.

A elevação das temperaturas na Terra vem ocorrendo progressivamente por conta da emissão de gases poluentes provocada por atividades humanas, gases esses que quando suspensos na atmosfera impedem a saída de parte da radiação solar que é refletida pela superfície do planeta. 
Pelas ilustrações abaixo é possível perceber nitidamente a diferença entre os anos de 1912 e 2012. A extremidade azul da escala indica variação de -2º Celsius, enquanto a extremidade vermelha indica variação de +2º Celsius. As imagens originais fazem parte de uma animação da NASA disponível para visualização em nosso canal do YouTube.


Como a emissão de gases causadores do efeito estufa aumenta gradativamente, espera-se que a temperatura global continue a subir nos próximos anos, favorecendo cada vez mais a ocorrência de catástrofes naturais como secas, desertificação, tempestades, inundações, furações e tsunamis e conseqüentemente provoca a morte de plantas e animais e uma série de conseqüências danosas para a vida humana. 

O nível de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera que era de 285 partes por milhão (ppm) em 1880, chegou a 315 ppm em 1960 e já atingiu 395 ppm em 2012. O dióxido de carbono é um dos principais causadores do efeito estufa e é produzido por nós em grande quantidade, principalmente pela queima de combustíveis fósseis e incêndios florestais. 


OS DEZ ANOS MAIS QUENTES 

O Instituto Goddard Para Estudos Espaciais coloca 2012 como o 10º ano mais quente, pois usa uma metodologia diferente da NASA para a análise, mas apesar disso, concorda que todos os outros registros de temperaturas superior à do ano passado foram feitos nos últimos 15 anos, com recordes absolutos em 2000, ano recorde de desastres naturais, com grandes inundações e 2005, ano do furação Katrina, que devastou cidades nos EUA. Sem dúvida são dados alarmantes. 


Estragos causados pelo furacão Katrina em New Orleans 
(Foto: Mario Tama/Getty Images/AFP)

Considerando-se a grande diversidade de climas existentes no planeta, desde os mais amenos aos mais extremos, a temperatura média global registrada em 2012 pela NASA foi de 14,6º Celsius, um aumento de 0,8º C desde 1880, quando a temperatura média do planeta ficou em 13,8 graus Celsius.

Pense nestes valores em termos proporcionais à temperatura onde você mora e lembre que no dia 26 de dezembro de 2012 foi registrada no Rio de Janeiro a temperatura de 43,2º Celsius, a mais alta desde 1915.

A elevação da temperatura não é linear, podendo haver algum ano em que ela baixe um pouco em relação ao anterior, mas a tendência continua sendo de elevação constante e as previsões para as próximas décadas não são nem um pouco animadoras.