Páginas

9 de janeiro de 2013

Compostagem doméstica de lixo

O jardim que você tem em sua casa pode ficar ainda mais bonito se você fertilizar a terra com a aplicação de composto orgânico, que pode ser feito em casa, com sobres de alimentos, cascas de frutas, folhas das próprias plantas do jardim e outros resíduos orgânicos.

A compostagem é a transformação de resíduos orgânicos em adubo de qualidade superior à daqueles industrializados. O processo quando feito corretamente não exala mau cheiro nem atrai insetos e é seguro.

Mais de metade das sobras do que você consome pode ser transformado em adubo pela compostagem, diminuindo a quantidade dos resíduos que vão para os aterros sanitários, aumentando a sua vida útil.


imagem extraída do livreto descrito adiante 


O QUE PODE SER COMPOSTADO

De acordo com publicações de conteúdo confiável sobre o assunto, especialmente o livreto "Compostagem doméstica de lixo" elaborado em 2002 pelo Fundacentro / Unesp de Bauru em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego e disponível para download na nossa estante virtual, podem ser compostados resíduos como:
  • restos de legumes, verduras e frutas e outros alimentos
  • filtros e borra de café e saquinhos de chá
  • cascas de ovos
  • galhos de poda (menos de plantas doentes)
  • palha de milho, restos de grama, folhas e flores
  • galhos e cascas de árvores (menos de plantas doentes)
  • guardanapos e toalhas de papel
  • caixinhas de ovos
  • penas e fios de cabelo
O QUE NÃO DEVE SER COMPOSTADO

Por razões de higiene e segurança, não se deve compostar restos de carne, peixe, gordura e queijo, plantas doentes e ervas daninhas, couro e tecidos e restos de produtos químicos, incluindo produtos de limpeza, cinzas e pontas de cigarros, cinzas e carvão de churrasqueira, resíduos do aspirador de pó, fezes de animais domésticos, papel higiênico, fraldas e absorventes íntimos, madeiras tratadas.

E atenção: o processo de decomposição dos orgânicos envolve reações físicas, químicas e biológicas e a composteira, podendo ultrapassar os 60º Celsius de temperatura, portanto o dispositivo usado para acondicionar a mistura deve ser resistente ao calor e permanecer em local arejado e longe de materiais inflamáveis e do fogo. Recomendamos que você leia atentamente sobre o controle de temperatura.


OUTROS TIPOS DE RESÍDUOS DOMÉSTICOS

Não deixe de separar e de colocar no local adequado para coleta o seu lixo reciclável, aquele que você já sabe: jornais e revistas, vidros, plástico, latinhas de comida e bebida, etc. Se você precisar se livrar de móveis velhos e outros trecos de madeira, couro ou materiais do gênero, verifique se o seu município conta com serviço cata-bugiganga, não coloque junto com o lixo comum.

O óleo de cozinha nunca deve ser despejado na pia, porque contamina a água dos rios, ele deve ser colocado em frascos bem fechados e entregue em ecopontos, encaminhado para alguma entidade ou empresa que o reaproveite, se a prefeitura não fizer a coleta, ou ser usado para fazer sabão e outras coisas úteis.

Normalmente você encontra caixas de coleta de pilhas e baterias em lojas de celulares e alguns supermercados e de medicamentos em farmácias e postos de saúde. Breve voltaremos ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.