Páginas

21 de dezembro de 2012

Mar Morto - um lugar fascinante

Existe um lugar único na Terra. E corre o risco de desaparecer! O nível da água do Mar Morto está abaixando a uma velocidade nunca antes observada, chegando a diminuir cerca de um metro e meio só no ano passado.

O Mar Morto, no deserto da Judéia, é um lugar único e fascinante de nosso planeta e é na verdade um gigantesco lago de águas salgadas, muito salgadas. A concentração de sal no Mar Morto é de aproximadamente 340 gramas por litro de água, mais de dez vezes a quantidade encontrada nas águas oceânicas. É esse sal todo que faz com que a água fique tão densa a ponto das pessoas boiarem com facilidade.

Consideradas o ponto mais baixo do planeta em terra firme, suas praias estão a 417 metros abaixo do nível médio dos oceanos e nos últimos anos o volume de água desse incrível lago tem sofrido uma redução acelerada, parte devido às secas intensas que afetaram a região, parte à drenagem para irrigação agrícola feita no Rio Jordão, reduzindo o fluxo de água que chega até o mar a um volume inferior ao que evapora.


O sal é tanto que forma cristais (Foto: Israel Stock Photo)

O Rio Jordão é aquele em que, segundo a bíblia cristã, Jesus teria sido batizado por João e não é a única fonte de reposição para o grande lago salgado, mas é a mais importante.

Recentemente realizou-se uma expedição de pesquisas científicas no fundo do Mar Morto e os mergulhadores ficaram maravilhados ao encontrar diversas fontes de água doce fluindo de fendas e formando corrente junto ao seu leito profundo.

ÁGUAS MEDICINAIS E TURISMO 

O nome “Mar Morto” se deve exatamente pela sua extrema salinidade, que impede a sobrevivência de animais e plantas aquáticas. 

Mas a mesma salinidade que impede a sustentação da vida (exceto de alguns microrganismos) é vista como um meio de cura para muitas doenças, levando um grande número de pessoas enfermas a se banharem no Mar Morto.

A lama escura existente em seu leito também é considerada curativa e nutritiva para a pele, levando as pessoas a cobrirem com ela os seus corpos em busca de boa saúde. Também há relatos de seu uso em cosméticos.

Lama negra teria propriedades medicinais (Foto: Berencsi Gergely)

A estrutura hoteleira muito boa para o turismo e atividades culturais, religiosas, históricas e esportivas para preencher todas as horas do dia, tornam muito fácil desfrutar de momentos agradáveis às margens desse mar incrível e misterioso. 

Estrutura de turismo junto ao Mar Morto (Foto: Nicola e Pina Giordania)

Quando for viajar para a Palestina, Jordânia ou Israel, reserve um tempinho para conhecer o Mar Morto e flutuar em suas águas cristalinas, antes que ele desapareça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.