Páginas

17 de junho de 2012

Não abuse do uso de aspas

Se eu tivesse tanta grana quanto pensa minha ex-mulher, tantas mulheres quanto pensa a minha sogra e soubesse escrever tão bem como a Simone acha que eu escrevo, cara, eu seria maneiro! Mas já que ela pediu, vão aqui algumas dicas de como tentar sobreviver ao produzir um texto para ser avaliado. A fotografia vem de "Images.Google.com" - entre aspas.


CONTENHA-SE NO USO DE ASPAS

Ao redigir, é recomendável, elegante e de muito bom senso evitar o uso exagerado de aspas, assim como é ridículo gesticular, enquanto conversa, fazendo sinalzinho de aspas no ar. Você fica parecendo gente sem noção fazendo pose pra fotografia, se é que me entende.

É bacana usar aspas pra cercar palavras e expressões de língua estrangeira, se bem que a nossa língua já tá tão poluída por estrangeirismos que fica até esquisito colocar aspas pra escrever algumas delas, como "mouse", "show", "shopping center". Pra esse tipo de destaque,  o uso de formatação itálica (essa deitadinha assim) das letras também é aceito.

Há quem garanta que se deve encurralar apelidos também entre aspas, então, pra escrever o jeitinho carinhoso que você chama a sua amiga Gislaine, "Gi", você deveria, ao menos em tese, fazer desse jeito aí que eu fiz, mas só se o texto for mesmo bem formal, ou fica cafona. Agora... vá na frente do espelho, diga "Gi" e faça aspas no ar. Que coisa ridícula!

Quando você for usar palavras no sentido figurado, usar gírias ou quiser dar uma conotação cínica ou irônica a uma frase, pode abusar do uso de aspas. Quer exemplos?
  • Os políticos brasileiros são pessoas "fantásticas".
  • Este texto ficou "da hora".
O Ministério da Educação não adverte, mas o uso exagerado de gírias faz você parecer um babaca, incapaz de formar uma frase ou de expressar suas idéias. Portanto, se não quiser ser visto como um cabeça de vento, pegue leve com elas.

Quando você coloca no seu texto o título de um livro, de um filme, uma manchete, coisas desse tipo, você deve destacar com essas tais aspas, sim senhor. Se o texto for informal, como aqui no blog Serra Abaixo, pode ser ignorado o emprego de aspas em casos em que a citação é tão óbvia que ficaria até ridículo dar destaque.

Exemplo: Se eu disser que saiu no jornal El País, você não vai precisar das aspas pra saber que "El País" é o nome do dito cujo. Ou vai? Mas em uma redação oficial, é legal ticar aí dos dois lados sim.

E QUANDO A FRASE NÃO É SUA?

Pelo menos um dos empregos desse sinal gráfico, esses dois tracinhos pendurados de cada lado aí, é altamente recomendável: quando você faz uma citação, ou seja, diz algo que já foi dito por alguém e que seja importante para o contexto - ou que vá fazer de você um calhorda ou até ferir a vaidade de alguém se um trecho ou texto for plagiado, por isso é importante mencionar o autor.

Exemplo de citação: "O que você sabe não tem valor. O valor está no que você faz com o que você sabe" (Bruce Lee). Aqui a autoria da frase de efeito é atribuída a um tal de Bruce, que pra quem reproduz a frase geralmente não interessa, mas que foi um lutador de artes marciais e ator considerado um ícone e grande influenciador de pessoas, por isso a frase ganha importância e merece as aspas e a autoria.

Só não exagere, afinal, alguém já disse "ele calçou o carro com um paralelepípedo" antes de você e não precisa usar aspas pra reproduzir isso, seu caso está mais pra se chamar urgentemente um mecânico.

ONDE EU COLOCO O PONTO?

Preste atenção! Eu escrevi ponto, com duas letras "o". Tem gente de mente poluída que aparece pra ler esse blog... Essa eu mesmo vivo errando, mas e daí? Eu erro tanta coisa. Alguém tá me avaliando? Mas o correto é o seguinte - dois pontos. 

Se a frase todinha vier entre aspas, o ponto que a finaliza, seja ele o tal do ponto final, o de exclamação ou o de interrogação, deve estar acomodado confortavelmente e seguro dentro das aspas finais. E se apenas parte da frase estiver no cercadinho das aspas, o ponto ficará do lado de fora (tadinho). Veja abaixo um exemplo de cada.

"Na campanha da eleição de 1885 contra o Jânio Quadro, FHC declarou que em meados dos anos 60 fumou maconha, por isso, Jânio disse que ele poderia incluir a maconha na merenda escolar." Trata-se de uma citação de frase completa e por isso o ponto se escondeu atrás das aspas. A origem da frase é o blog Coluna do Leitor.

Depois de declarar que já havia fumado maconha, agora FHC aparece com o documentário "Quebrando Tabus". Aqui o ponto ficou fora das aspas, porque apenas o nome do filme está entre aspas e a pontuação se refere à frase como um todo. Esta eu achei no blog do Professor Vandi. O exemplo acima também serve para a frase: Soninha Francine declarou à revista Época: "eu fumo maconha".

Finalizando nossas dicas, é possível usar aspas simples dentro de um texto onde já hajam as habituais aspas duplas, mas não é lá muito elegante, evite. Nesse caso a coisa ficaria deste jeito: "Eu 'vou cumprir' os quatro anos, é mais que promessa".

Note que a expressão "vou cumprir" está em destaque com uma conotação irônica, isso porque a frase é de José Serra e qualquer criancinha de três anos sabe que muito provavelmente ele não vai cumprir seu mandato, isso "se" eleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.