Páginas

2 de julho de 2011

Morre o ex-presidente Itamar Franco

Faleceu hoje de manhã, aos 81 anos de idade, Itamar Augusto Cautiero Franco, nascido no ano de 1930, a bordo de um navio no Oceano Atlântico. Embora tenha adotado a cidade mineira de Juiz de Fora, teria sido registrado na baiana Salvador. Atualmente Itamar Franco exercia o cargo de senador. mas já ocupou outros cargos políticos. Eleito vice-presidente de Fernando Collor de Mello em 1989, Itamar exerceu essa função até o impeachment de Collor, quando foi empossado presidente do Brasil.

Itamar Franco (1930-2011)

O governo Collor, embora marcado pela alta inflação e denúncias de corrupção, proporcionou ao Brasil os alicerces para o desenvolvimento econômico, promovendo o fim das reservas de mercado, permitindo a entrada de produtos e tecnologias melhores em nosso país.


IMPLANTAÇÃO DO PLANO REAL
.

Com o impedimento de Collor e a consequente ascenção de Itamar ao cargo de presidente, este opositor da política econômica de José Sarney batalhou pela estabilização da economia e nesse período desenvolveu-se, com a coordenação do economista Edmar Lisboa Bacha, o embrião do que viria a ser o Plano Real, programa de estabilização econômica que já adquiriu maturidade e finalmente colocou o Brasil em uma posição econômica confortável. O plano fora idealizado havia anos por Francisco Lopes e Osmundo Rebouças, dois economistas que faziam doutorado em Harvard, os verdadeiros pais do plano econômico.

Rebouças era deputado federal e chegou a propor a implantação de seu modelo de gestão econômica em 1988, ainda durante o governo de José Sarney (Projeto de Lei 1.017/1988), mas por questões meramente políticas, a projeto se arrastou na Câmara dos Deputados até 1990, quando foi arquivado.

Itamar Franco também deu os primeiros passos para os programas sociais de combate à pobreza e à fome, conjuntamente com Betinho, o sociólogo que havia articulado uma campanha nacional de combate à fome sem ajuda do governo e por isso foi indicado por Itamar para o Prêmio Nobel da Paz.

Betinho, indicado por Itamar para o Nobel da Paz

Embora tenha nomeado Fernando Henrique Cardoso seu ministro da economia e apoiado a candidatura dele à sua sucessão (uma das razões de sua vitória), Itamar Franco passou a discordar da forma de administrar de FHC e fez forte oposição a ele, preferindo apoiar Luiz Inácio Lula da Silva. Itamar também fez forte oposição a José Serra. O tucano Fernando Henrique Cardoso se auto denominou o pai do Plano Real, implantado em 1994 (no governo de Itamar), conseguindo principalmente por essa manobra de marketing ser eleito presidente e também mudou a Constituição para poder se candidatar à reeleição em 1998.


PESSOA RESPEITADA NA POLÍTICA
.

Itamar Franco foi um político muito respeitado, apesar de severas críticas que sofreu principalmente durante seu mandato presidencial. Itamar assumiu o país em uma situação caótica e pode ser considerado um dos principais responsáveis pela estabilização da economia. Itamar sempre fez questão de manter a transparência nos negócios públicos.

Foi um presidente carismático, que enfrentou uma fase muito difícil na reconstrução política brasileira e trabalhou duramente pela consolidação da democracia. Concluiu seu mandato com 84% de aprovação popular e ao contrário dos outros governos, a gestão Itamar não teve nenhum escândalo de corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.