Páginas

31 de julho de 2011

A história de Salto de Pirapora

Não esqueci a promessa que fiz quando divulguei aqui que uma mãe muito bem preparada psicologica e emocionalmente para exercer seu papel materno, muito bem educada e falando um português corretíssimo, moradora de Salto de Pirapora - SP, espancou uma professora no estacionamento da escolinha onde sua filha amada teria sido chamada de suja pela tutora. Na ocasião, prometi escrever sobre o município e hoje conto para vocês a história do lugar. A fonte de informações e das imagens é o site oficial da prefeitura.

CONTANDO A HISTÓRIA

Em 24 de junho de 1906, em um pequeno vilarejo rural a 122 Km da capital paulista, Antônio Maximiano Fidélis - o Antonio Fogueteiro, fabricante de rojões - e Felício Lencione reuniram-se com amigos, operários de caieiras (fornos de carvoaria) e lavradores para festejarem o São João, rezarem uma prece e demarcarem o local onde seria criado o município de Salto de Pirapora.

cachoeira empresta nome ao município

O vendeiro Antônio Goes, Felício e Fogueteiro carpiram um trecho de terreno, fincaram um mastro e levantaram uma bandeira em homenagem ao santo, rezando e soltando fogos de artifício. Fogueteiro virou motivo de chacota quando disse aos festeiros: "Aqui ainda vai ser uma cidade! Mas pouco a pouco o sonho desses homens começou a tornar-se realidade, começando com a construção de uma capela pelo negociante, que doou a primeira imagem de São João Batista para compor seu altar.

A primeira missa foi celebrada na capela pelo padre Luiz Sicluna, em 6 de outubro de 1907 e 15 anos depois, com a ajuda dos moradores do povoado e vizinhanças, foi construída no mesmo local a igreja matriz de São João Batista, eleito padroeiro do local, cujo desenho foi feito pelo próprio padre, que também era arquiteto.

Ao redor da capela desenvolveu-se a pequena povoação, elevada a Vila no ano de 1911. No dia 18 de agosto de 1911, foi considerada Distrito de Paz da Comarca de Sorocaba. Em 1912 criou-se o primeiro tabelionato distrital, sendo nomeado tabelião João Almeida Tavares.

O progresso veio lento, transportado em carros de boi, que levavam a produção agrícola para ser vendida na cidade e outras regiões. Algodão, arroz, batata, feijão e madeira foram os principais produtos a impulsionar a economia local.

igreja matriz de São João Batista

A construção da igreja matriz foi idealizada em 1922, formando-se uma comissão liderada pelo coronel Manoel Ferreira Leão e tendo como membros sua esposa e os cidadãos Balduino Antunes de Oliveira, Belarmino de Serqueira César, David Teixeira,  João Brizola de Almeida, Pedro dos Santos e Silvino Dias Batista.

Em 1953 realizou-se um plebiscito e com 475 votos favoráveis, entre os 675 eleitores votantes, decidiu-se pela emancipação. No dia 30 de dezembro de 1953 nasceu no estado de São Paulo o belo e charmoso Município de Salto de Pirapora.

a placa mostra a hospitalidade do povo

HINO À SALTO DE PIRAPORA
Letra: Olézio dos Santos

I
Terra tão bela minha querida,
Doce vaidade sinto eu agora.
És o orgulho de minha vida,
Ó minha Salto de Pirapora.

Estribilho
Querida Salto de Pirapora,
Por ti luta quem te adora.
Só por ti quero viver,
Em ti pensando hei de morrer.

II
Nos verdes campos da rica terra,
Muge sadio gado exemplar.
Lindas pedreiras teu solo encerra,
Tua grandeza sempre a mostrar.

Estribilho
Querida Salto de Pirapora,
Por ti luta quem te adora.
Só por ti quero viver,
Em ti pensando hei de morrer.

III
No céu azul que te cobre puro,
Sobe a fumaça do teu labor.
Hino de glória a teu futuro,
Promessa de paz e santo amor.

Estribilho
Querida Salto de Pirapora,
Por ti luta quem te adora.
Só por ti quero viver,
Em ti pensando hei de morrer


as belezas naturais estão por toda parte

TEM BLOGUEIRO NA TERRINHA

Acabo de conhecer o blog do Adriano Vincler, de Salto de Pirapora e achei muito bacana. Tem muita informação sobre a cidade e a região e outras coisinhas legais. Vale a pena dar uma olhadinha. Clique ali no nome do moço para conhecer o trabalho dele. Sucesso aí, Adriano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente...

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.